domingo, 15 de dezembro de 2013

Comprinhas no Paraguai


Olá!

 
Minhas comprinhas no Paraguai

Em setembro meu marido precisou passar uma semana em Foz do Iguaçu (a trabalho). Como trabalho online, resolvi acompanhá-lo nessa viagem. Resolvemos aproveitar para fazer comprinhas no Paraguai. Foi uma das melhores coisas que fizemos. Os preços são inacreditáveis. Resolvi dar umas dicas para quem está indo viajar para essas bandas e contar minha experiência fazendo compras em Cuidade del Este.

1. Faça lista dos produtos que você quer comprar

Antes da viagem, fizemos uma lista do que queríamos comprar e pesquisamos onde poderíamos encontrar os produtos consultando os sites Compras Paraguai e Lojas no Paraguai. Aquele lugar tem um milhão de lojas e se você não souber direitinho onde ir, ficará perdido.

2. Selecione as lojas e tente descobrir se são confiáveis

Isso é muito importante, já que estamos falando do Paraguai. Tem muitas lojas suspeitas e vendedores ambulantes te abordando na rua o tempo todo. Sei que todo mundo avisa isso, mas nunca é demais: ignore completamente os vendedores de rua. Não compre nada eletrônico na rua. Tenha muito cuidado e fique bem atento na rua e nas lojas. Ouvi muitos casos de pessoas sendo enganadas lá, por isso, toda atenção é pouco.

3. Faça um mapa de compras

Depois de selecionar as lojas, procure um mapa da cidade e marque cada lugar que você vai visitar. Assim, você pode traçar um caminho, ao invés de ficar dando voltas.

4. Decida como você vai chegar lá e como voltará

Você pode atravessar a fronteira a pé, de ônibus, de carro (próprio ou alugado), de táxi ou de transporte de turismo. Pense na sua segurança (lembre que provavelmente você estará com bastante dinheiro na ida e muitos produtos na volta. Nós estávamos em grupo e contratamos um transporte de turismo para nos levar para todo canto em Foz, na Argentina e no Paraguai. Depois posso deixar o contato do motorista com que se interessar. Foi bom, pois ele nos deixou lá, e combinamos um horário e um ponto de encontro para ele nos buscar. Esse motorista é muito pontual, ele inclusive levava meu marido e seus colegas ao local de trabalho de manhã. Se for de táxi, tente pegar o número do taxista para ele te buscar na volta.

5.  Cota

Você tem direito a comprar até 300 dólares livres de impostos. Na volta, você pode ser parado na fronteira e podem pedir para ver bolsas e notas fiscais. Se estiver dentro da cota, ok. Se passar, terá que pagar imposto de 50% sobre o valor excedente.

6. Formas de pagamento

Geralmente o preço dos produtos está em dólar, mas muitas lojas colocam o valor em real também. Eu acho que a melhor opção é trocar seus reais por dólares antes de ir `as compras, acaba valendo mais a pena (a não ser que o dólar esteja caro demais). Lá tem diversas lojas de câmbio. Você pode até escolher qual delas está valendo mais a pena. Se não quiser fazer câmbio, pode pagar em reais sem problemas. Eles também aceitam cartão de crédito (mas aí tem que pagar o IOF de 6,38%) e de débito (IOF de 0,38%).

7. Cuidados especiais

Após a compra, verifique o produto assim que te entregarem a sacola. Abra a caixa e veja se está tudo em ordem. Faça isso em todas as lojas! Você não quer chegar no hotel e descobrir que tinha pedra dentro da caixa, né?

 8. Lista de lojas que visitei

Conseguimos comprar as seguintes coisas: Nindendo 3DS e dois jogos, câmera digital, Ipod Shuffle, HD externo de 1T, perfumes e cosméticos, muitos chocolates, doces e biscoitos, MP4, cadeados para mala e hub USB. Valeu muito a pena, pois teríamos gasto muito mais se tivéssemos comprado esses produtos no Brasil. A seguir vou listar as lojas que visitei e fiz compras.

  • Monalisa (loja de departamentos enorme e muito linda. Os produtos lá são mais caros que em outras lojas, mas tem coisas que só encontramos lá. Comprei doces, alfajor, chocolates e biscoitos lá).
  •  Casa Americana (não comprei nada lá, mas vale a pena citar. A loja é bem bonita, tem muitas roupas e acessórios de diversas marcas. Se eu quisesse comprar roupas, teria comprado nessa loja).
  • Macedônia(comprei mais chocolates lá XD Tem uma loja de rua e uma no Shopping del Este).
  • Nparts (visitei essa loja e nem comprei nada, apesar de ter me interessado por alguns produtos. Como as coisas que mais gostei de lá estavam fora da minha lista, resolvi não comprar. Se no final eu ainda tivesse tempo e dinheiro, tentaria voltar lá, mas não sobrou tempo e nem dinheiro XD).
  • Mega Eletrônicos  (ótima loja para produtos eletrônicos. Comprei câmera digital, HD externo, hub USB e MP4).
  • Shopping Hill (Não comprei nessa loja, mas é o lugar ideal para comprinhas para a casa. Tem panelas, papéis de parede e coisas para decoração. Como isso não era minha prioridade, apenas dei uma voltinha pela loja porque ninguém é de ferro XD).
  •  Shopping del Este (último, mas não menos importante. Já tinha desistido de achar meu 3DS roxo, quando fomos para o local onde nos reuniríamos com o grupo para ir embora. Enquanto esperávamos todo mundo chegar, fomos ver as lojas do shopping e vi que tinha uma loja de games (acho que se chama Gaba Hobby). Encontrei meu 3DS por um preço incrível e ainda deu para comprar dois jogos! O resto do dinheiro gastamos em chocolates na Macedônia e compramos também os cadeados para mala. Também aproveitamos para almoçar no shopping).

Bom, essa é minha listinha de lojas. Fiquei muito feliz com os produtos que achei! Tudo o que comprei está funcionando perfeitamente bem! É tudo original e novo! Quem tiver alguma dúvida pode me perguntar. Ano que vem quero fazer outra viagem para Foz e vou aproveitar para comprar mais coisinhas no Paraguai.


Até mais!



4 comentários:

  1. Vale muito a pena ir lá. Com os cuidados necessários dá para achar muita coisa boa e barata.

    ResponderExcluir
  2. Atoooron Paraguai! Já fui em Ciudad del Este, Salto del Guaira e San Juan Caballero. Minha favorita foi essa última, apesar de Guaira ter dois shoppings grandes um do lado do outro xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi falar de Guaira! Vale a pena? San Juan Caballero é melhor para compras do que Ciudad del Este?

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!