segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dica - cachorro em apartamento

Olá!!


Tudo bem com vocês? Novembro já está chegando ao fim. Quando chegar dezembro o ano vai terminar em um piscar de olhos. Vocês ficam animados com a chegada de um novo ano? Eu adoro a sensação de pegar uma agenda novinha, de poder aproveitar várias datas especiais novamente... De ter todo um ano em branco pela frente, esperando para ser vivido :)

Kero e o bichino de pelúcia da raça dele (Westie)

Hoje quero dar umas dicas para quem pensa em ter cachorro em apartamento, mas ainda está meio inseguro. Sempre dá aquele aperto no coração de criar os caninos em um lugar pequeno, não é? No nosso caso, deixamos nosso cachorro na casa da minha sogra e pegamos ele nos fins de semana e feriados. Dependendo de como estão nossos horários, ficamos com ele por semanas e até um mês. A gente faz isso porque na casa dela ele tem um espaço enorme e tem outros cachorros para brincar junto com ele (na verdade ele nem liga tanto para as duas, ele gosta mais de brincar com humanos rs). O problema é que não gostamos de deixá-lo sozinho quando saímos para trabalhar... então só pegamos ele quando vamos poder dar muita atenção :) Não gosto de sair e deixar ele sozinho em casa o dia inteiro :( Vamos ver as dicas?

 Pelúcia Westie Terrier

 1) Cantinhos do cachorro

Comida e água: É importante separar um cantinho para deixar água e comida. Preferencialmente na cozinha, pois o piso costuma ser lavável, e mesmo que ele faça sujeira ou espalhe água, você não terá dificuldades para limpar. Uma boa solução para evitar isso é forrar o cantinho com papel ou plástico. Eu só forro quando dou comida, aí jogo o jornal com tudo o que caiu lá no lixo e pronto. :)
 

 Sono:  Um cantinho para colocar a caminha do se cachorro é essencial. Geralmente eles gostam de dormir em um local protegido e confortável, perto de algum móvel, como armário ou estante. Provavelmente ele vai querer subir na sua cama ou sofá. Certifique-se de que as patas dele estão limpas antes de permitir isso, ou tenha um pano para forrar antes que ele deixe as marcas da patinha em seus móveis. XD

 

Necessidades fisiológicas: Se Você tiver uma varanda ou um banheiro de serviço que ninguém usa, pode aproveitá-los para isso. Eu costumo forrar um cantinho da varanda. O problema é que o jornal começa a voar quando tem muito vento. Se você tiver um daqueles cones especiais para cães (para machos) já deve segurar o jornal XD Eu desenvolvi uma solução caseira. Utilizo um pote de Pringles cheio de água, pois além de fazer peso para o jornal não voar, também serve de "poste" XD Você também pode usar a área de serviço. Hoje em dia há um tapete higiênico especial para isso. Eu nunca comprei, então não posso falar muito sobre isso. Tente recompensar o cachorro quando ele fizer as necessidades no lugar certo. :)


2) Passeios

Passear com cachorros é fundamental. Mesmo que você more em uma casa muito grande. Se seu cachorro for meio preguiçoso, vai acabar ganhando peso... Os passeios fazem bem não só para os cães, mas também para os donos. Pesquisas mostram que, ao passearmos com nosso cachorro, melhoramos nossa saúde e capacidade física, além de aumentar nossas interações sociais. Para os cachorros, além de ser bom para a saúde física e mental (ninguém aguenta ficar trancado em casa, né?), é um ótimo lugar para ele fazer suas necessidades fisiológicas (nunca esqueça de levar pelo menos dois saquinhos). É essencial levar água, especialmente se o passeio vai ser longo, se vocês vão correr ou se estiver muito calor (ou seco). Comprei uma garrafinha ótima para isso! Custou em média R$17,00 e é muito útil também durante as viagens com o cachorro. Se você quiser, pode levar brinquedos ou aproveitar para ensinar alguns truques durante o passeio. Se tiver mais cachorros passeando por lá, seu cão poderá interagir com eles. Tome cuidado para evitar possíveis brigas. XD Ah! Uma vantagem de passear com cachorros é que evita que eles façam suas necessidades em casa. Quando o Kero está conosco, ele passeia pelo menos 3 vezes por dia, e até xixi é raro de ele fazer dentro de casa.


3) Higiene

Depois do passeio: Tente limpar as patas do seu cachorro assim que vocês entrarem em casa ou pelo menos antes de deixá-lo subir na sua cama ou sofá. Quando eles levantam a pata para fazer xixi, acabam molhando ela. Sem contar que eles pisam em todo o tipo de coisa na rua... Você pode lavar com água, passar um lencinho umedecido ou um pano com álcool. Você também pode usar aqueles sapatinhos, mas evite deixar seu cão usando isso por muito tempo, pois eles transpiram pelas patinhas. O pelo também transporta muita sujeira (terra, galhos, folhas, formigas...). Existe uma escova própria para tirar porcarias que tenha ficado no pelo do seu cachorro. Basta dar uma escovadinha na volta do passeio ou antes mesmo de voltar para o apê. Seu cachorro ainda vai gostar da coceirinha. Se ele estiver de roupinha, melhor ainda... o pelo vai se conservar mais limpinho. ^^


Banho: Isso varia de raça para raça. Algumas podem tomar banho semanalmente, outras não. Eu tento dar um intervalo quinzenal, pois não é recomendado banho semanal para a raça (eles podem desenvolver problemas de pele) e nosso cachorro não se suja muito. Claro que, independente da recomendação, se seu cachorro mergulhar em uma poça de lama, vai ter que entrar no banho mesmo que tenha acabado de tomar um rs. Para o banho, você pode levá-lo à uma pet shop, ou dar banho no tanque da área de serviço ou na varanda. Também é possível usar o box do banheiro. Veja os shampoos adequados para o tipo de pelo e finalize com um perfuminho de cachorro que é tão bom quanto perfume de bebê.


Tosa e corte de unha: No verão pode ser mensal se o seu cachorro tiver pelo longo, caso contrário o bichinho vai sofrer. Em climas mais amenos o intervalo pode ser maior. E se você quiser deixar seu cachorro bem peludo, não deixe de fazer pelo menos a tosa higiênica, pois ela evita que ele fique sujo depois de fazer suas necessidades fisiológicas.Ao deixá-lo no tosador, você pode optar pela tosa da raça ou pedir algo diferente. O corte de unha geralmente é feito durante o banho ou tosa. Se você souber tosar e cortar unha em casa, ótimo. Pois o cachorro ficará bem menos estressado se você estiver cuidando dele. Tome cuidado para não machucá-lo se não tiver prática. Eu nem me arrisco rs. O máximo que faço é cortar uns tufos embolados com a tesoura.


4) Brinquedos e brincadeiras

Todo cachorro adora brincar e precisa desse estímulo para viver bem. Deixe sempre brinquedos e ossinhos disponíveis. Atualmente há brinquedos educativos e estimulantes para os cachorros, que ao montar um quebra cabeça recebem um petisco. Também é importante que você brinque com ele diariamente. Cachorros são carentes e farão de tudo para chamar sua atenção. Faça carinho, fale com ele, peque um brinquedo e mostre para ele, depois esconda... não precisa de muito espaço para isso! :)


5)Alimentação

Cada pessoa tem uma preferência nesse aspecto, e também depende das recomendações do veterinário e da saúde do animal. Há cachorros que desenvolvem intolerância a certos tipos de alimentos, como nós. Fique atenta ao que deve ser evitado para qualquer cachorro, como chocolate (especialmente o meio amargo), pois contém uma substância que pode ser letal para os cães. Você pode dar ração (nosso cachorro odeia e raramente come), arroz, alguns vegetais, carnes e algumas frutas. A comida do cachorro pode conter azeite e até uma pitadinha de sal. Evite frituras. Quer facilitar? Está preparando uma salada de batata com cenoura para você, reserve um pouco para o cachorro. Vai comer frango grelhado. Grelhe para o cachorro ao mesmo tempo. Só diminua a quantidade de sal e temperos (evite dar pimenta do reino e outros condimentos para seu cão). Desfie ou corte o frango dele, misture com a batata e a cenoura cozidas, coloque um filete de azeite e arremate com ervas frescas (salsa sempre cai bem). Você também pode adicionar um pouco de arroz. Fácil, né? Você não vai perder tempo fazendo uma comida especial para o cachorro. Dá para fazer junto com a sua, tomando os cuidados necessários. Hoje em dia também existe alimento congelado para cachorros. Eles vem com uma variedade de grãos, vegetais e carne. As vezes nós compramos para facilitar... pois só precisamos descongelar e pronto. Usamos a Pet delícia. Quanto a água, sempre filtrada ou mineral, certo? Se você não bebe água da torneira, por que seu cachorro tem que beber?

 
6) Viagens:

 Se a viagem for de carro, passeie com ele antes para que ele se "esvazie". Evite dar comida antes de sair. Tente dar com umas duas horas de antecedência. Leve água fresca a mão para oferecer a ele durante a viagem, especialmente quando você parar para tomar um cafezinho ou almoçar (depende da distância que você estiver percorrendo). Nas paradas, dê uma volta com o cachorro, pois ele estará com vontade de fazer xixi e esticar a perna, exatamente como você. Não esqueça dos saquinhos para recolher a caquinha... nunca se sabe, né? Tente deixar espaço no carro para ele. Se quiser, pode viajar com ele no colo (se você não estiver dirigindo). Forre suas pernas com uma toalha para evitar que ele te suje ou babe... escolha bem o local da parada, veja algum restaurante que dê para prender o cachorro e ficar de olho nele. Quando há mesas na calçada, alguns permitem que o cachorro fique com você. Verifique com antecedência se o hotel aceita cachorro ou se há uma hospedagem especial para ele na cidade.


Se a viagem for de ônibus ou avião, verifique as exigências que variam de empresa para empresa. Dependendo do tamanho e do peso, ele poderá viajar com você. Se ele exceder o tamanho/peso permitidos, ele terá que viajar no bagageiro ;_; Tome muito cuidado com as companhias aéreas... as vezes eles perdem cachorros na viagem... ou o cachorro chega morto ao destino... :( Não esqueça de estar com as vacinas e saúde do animal em dia. Eles vão exigir todo tipo de comprovante.


Se você for viajar sem ele, veja se alguém de sua confiança poderá ficar com ele durante a sua ausência. Deixe todas as recomendações necessárias anotadas, para facilitar a vida da pessoa. Deixe ração, comida pronta congelada, já nas porções que seu cachorro costuma comer, deixe garrafas de água, vasilhas, caminhas, remédios e números de emergência (do veterinário, seu, etc). Talvez você possa deixar algum dinheiro para emergências. Ninguém que você conhece poderá cuidar do seu cachorro nesse período? Tente procurar um hotel para animais de confiança. Pesquise MUITO antes de deixar seu cão lá. Se possível, visite o local com antecedência, tente ver se há reclamações sobre a empresa na internet... Só deixe seu cachorro lá se você sentir que vão cuidar dele como se fossem você ^^ Há muitos hotéis horríveis por aí... alguns mantém os cachorros sedados o tempo todo... outras vezes os cachorros voltam doentes, ou infestados por pulgas, carrapatos e até sarna! Tomem cuidado! Outro detalhe importante: sempre proteja seu cão contra esses problemas, aplicando o remédio usual. Eu utilizo o Frontline.

7) Saúde:

Mantenha as vacinas em dia. Tente fazer um check-up de rotina. Se seu cachorro tiver algum problema e precise de cuidados especiais, siga o tratamento a risca. Alimente-o bem, dê bastante água fresca e brinque e passeie com ele. Tome cuidado para que ele não pegue pulga e carrapato protegendo-o de tempos em tempos. Sempre preste atenção ao comportamento de seu cachorro, se perceber que ele está agindo de forma diferente (sem comer, sem beber, parecendo fraco...) procure um veterinário.


8) Limpeza:

Procure higienizar os objetos de seu cachorro. Quando for trocar água, lave bem o potinho. Limpe os lugares que ele utiliza como "banheiro". Não deixe que formigas ou moscas encostem na comida de seu cachorro. Tome os mesmos cuidados que você tem com você. Não há mistério. Troque a água regularmente, principalmente se perceber que ela está suja (cachorros jogam terra e outras coisas na água ao beberem). Lave as caminhas, roupinhas e brinquedos frequentemente.


Bom, espero que essas dicas ajudem a quem está na dúvida de dá para cuidar de um cachorro num apartamento. Acho que as dicas podem  servir também para quem tem casa espaçosa :)


Vocês têm cachorro? 
Têm mais alguma dica para acrescentar?


Bjs!
Jenny


4 comentários:

  1. O ideal é morar em um apartamento com alguma praça ou parque perto. Aí é fácil passear, igual ao que a gente faz com o Kero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o ideal, mas se não for possível, dá para passear na rua mesmo :)

      Excluir
  2. como que chama essa casinha de carregar cachorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sinto muito pela demora. Só agora vi sua pergunta. O nome disso é caixa de transporte.

      :)

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!